quinta-feira, agosto 31, 2006

The Beatles - Helter Skelter Rehearsal

Helter Skelter in guitar - The Beatles

terça-feira, agosto 29, 2006

e o blog entra num periodo de trevas....

segunda-feira, agosto 28, 2006

Muito bom esse texto galera, dá uma olhada aí:

Final de Copa do Mundo
Urariano Mota
Brasil, abril de 2006.
Nelson Rodrigues já havia escrito, com todo seu gênio e cinismo, que a seleção brasileira de futebol era "a pátria em calções e chuteiras, a dar rútilas botinadas, em todas as direções, como um centauro truculento". Que cínico, nos dizíamos, que cínico e safado, praguejávamos, porque naquele ano de 1970 a distância e o distanciamento não eram possíveis. Estávamos em uma ditadura militar, o ditador Médici utilizava a seleção como uma arma da Pátria contra o comunismo, e dizia aos maus brasileiros, aos subversivos, aos terroristas, "Brasil, ame-o ou deixe-o". Nas fotos, os olhos claros do ditador, os vincos a descer na sua carranca possuíam a expressão de um vampiro.
Em 21 de junho de 1970, portanto, o clima não era bom, não podia, não deveria ser bom. Para os que andavam de mal com a ditadura, o tempo não estava bom. Apesar de cair em um domingo.
Meus amigos Mário Sapo, Spinelli e Anael bem que procuraram ocupação mais digna que ver a final da Copa do Mundo. Missão, como o título de um seriado da televisão da época, missão impossível. Ainda que fossem a um convento, entre as orações e cânticos dos frades santos, não conseguiriam. Havia um clima, essa expressão que viemos a conhecer depois. Mas era mais que "um clima". Havia uma final de copa do mundo escrita nas nuvens, no céu, no mar. O selecionado brasileiro de futebol estava em todas as coisas. Nos jornais, na televisão, no cinema, nas escolas, nas ruas, no amor, nas conversas. Aliás, outro assunto não era possível, a partir de todo e qualquer tema. - E a seleção?, perguntava-se a troco de nada, e o rumo na conversa mudava.
Para complicar, havia um complicador, se nos permitem a complicação. Havia um complicador para o alheamento dos amigos àquela imensa alienação, àquela estupidez da alienação dos povos, àquele ópio dos ignorantes: a Copa do Mundo de 1970, assim mesmo, em maiúsculas, era a primeira Copa transmitida pela televisão. Ao vivo, como diziam. Do México, com imagens transportadas de um satélite. O que bem poderia ser dito por João Saldanha: "Meus amigos, toda realidade exterior ao futebol hoje está suspensa".
Missão impossível para Mário, Spinelli, Anael, e todos militantes socialistas do Brasil. Em algum lugar deve haver uma lição da dialética que ensina: se as missões se tornam impossíveis, o melhor é conviver com a sua impossibilidade. Mas não sabíamos disso então. Esta página ainda nos era arrancada, ou devia estar escrita em sânscrito intraduzível. Ninguém nos disse. Mário, o mais velho de nós, teve um primeiro recuo tático.
- Olha, a massa está sendo manipulada. A ditadura está usando esse jogo para sair fortalecida.... - Primeira parte do discurso, indispensável, para não ser execrado. - .... Agora.. - Segunda e problemática parte, a mais importante. - ... Agora, a gente não pode ser contra a massa. A gente não pode ser contra o povo. Se o povo está assistindo...
- Populismo, caralho. Se o povo está assistindo, nós também vamos assistir? É isso?! - cortava Spinelli. - A vanguarda repete a massa, é isso?
- Sim, Lênin - voltava Mário. - Sim, Lênin...
Ao que o magro Anael, sabedor por intuição e experiência aonde levavam os argumentos de Mário (libação, álcool, que ninguém é de ferro), intervinha, como um votante, porque democrático era o processo:
- Eu estou com Mário. O povo é quem sabe o rumo. - E adaptava um refrão: - Ruim com o povo, pior sem ele.
- Sim, mas - Sentia-se encurralado Spineli. - Sim, mas...
Mas antes que entrassem em discussão as categorias do conhecimento, o que é o povo, o que é a massa, o que é a vanguarda, e o tempo histórico, e sua urgência e emergência, Mário, o mais velho, propunha:
- Vamos discutir isso no Savoy.
O Bar Savoy era uma festa, sempre. Foi para ele que Carlos Pena escreveu "são trinta copos de chope / são trinta homens sentados / trezentos desejos presos / trinta mil sonhos frustrados". Foi lá que a Jomard Muniz de Brito ocorreu que "o Recife é um chope". Foi para ele que os personagens de Os Corações Futuristas estenderam os olhos mendigos de cerveja, porque ali se podia beber a felicidade em mesinhas de ferro. O Savoy era uma festa.
Os nossos amigos, os nossos, naquelas circunstâncias, heróis, sentaram-se a um canto, um pouco à margem do aglomerado, que rodeava um dos televisores no Savoy. Diabo de copa do mundo, vieram ali para conversar os próximos rumos do movimento e do Brasil. De costas para a alienação. Acintosamente alienados da alienação. No entanto, Mário, sempre o mais precavido dentre nós, sentou-se de frente para a televisão. Porque ver, o simples ver, não atrapalha, ou não devia atrapalhar toda e qualquer desenvolvimento da argumentação, da mais reles matéria à metafísica.
- A gente aqui pode falar à vontade. Ninguém nos escuta - Spinelli dizia. E por isso retomava: - A Revista da Civilização é a melhor frente de esquerda hoje no Brasil. Vocês viram a deste mês?
- Eu prefiro a fonte. Eu prefiro o original - Anael argumentava, um tanto incômodo e angustiado, pelo rumor às costas.
- É, é..... Mário ia respondendo, enquanto movia os olhos, pensativo, mui pensativo, a todo e qualquer encaminhamento da dialética que ouvisse.
- Não, rapaz, em relação a muita coisa, Nelson Werneck Sodré não é reformista, entende?
- Claro... É... - Mário ia respondendo.
Havia uma tensão no ar, uma carga explosiva que se ia acumulando, sem alarde. Um movimento surdo passando, que ninguém percebia, ainda que todos dele participassem. Um coletivo de gozo ou desespero a irromper. Então de repente, como se por força de um comum desejo, no décimo e oitavo minuto da exposição do destino dos povos, o povo mais próximo, no Savoy, explode:
- Gooool! Gol, gol, gol! Goool!
Mário, por estar mais integrado à massa, por esse motivo também se levantou:
- Gool! É gol, é gol...
Spinelli e Anael, como bons subversivos, escolados ("a primeira tarefa do revolucionário é não se denunciar"), por isso também se ergueram:
- Gol! Foi gol, cara.... De quem, de quem?
E Mário, o flexível, o flexível atento, anunciou:
- De Pelé. De Pelé, porra!
- Ah, tinha que ser - reconheceu o mais sábio.
Os garçons do Savoy, mais atentos que todos os atentos, comemoravam, e em igual movimento de comemoração enchiam as mesas de cervejas, e entre as mesas a dos nosso heróis. Que se achavam, na altura dos 20 minutos de jogo, os próprios terroristas disfarçados. Fantasiados de povo, a beber no Savoy, em jogo de copa do mundo. Mas não demoraram muito no disfarce, ainda que isto lhes parecesse uma eternidade. A máscara caiu aos 38, ainda no primeiro tempo da fantasia e da defesa.
- gol.....foi gol... Porra, que merda! Presta atenção, seu porra! Manda essa bola pra tua mãe... - ouviu-se, foi-se ouvindo, aqui e ali, às costas, à frente, de lado, do teto e das paredes, do chão e da Avenida Guararapes.
- gol, foi gol....
Um carrasco de nome Boninsegna havia driblado o nosso goleiro, o verdadeiro herói lá na televisão, e sem piscar enfiou o empate da seleção da Itália. Mário, o tático, assumiu então as suas características de sapo, porque inflou as bochechas e mal olhava agora para a pequena tela, como se estivesse na iminência de coaxar. Anael lhe seguia, com movimentos na bochecha, à sua imagem e semelhança. Na verdade, à direita, à esquerda, acima e abaixo da ditadura, todos no Savoy ficaram meio sapo, de papo inchado, carrancudos, raivosos. Spineli, ao ver a geografia humana ao redor, susteve a frase na garganta, "futebol é alienação", e achou mais prudente, e natural, ficar em terra de sapo de cócoras com ele. Em silêncio, todos danaram-se a beber, que os garçons de Savoy serviam bem na alegria e na desgraça. Mercenários, tiravam partido da pátria em qualquer circunstância.
Acabado o primeiro tempo, quase todos no Savoy tiveram a mesma idéia, porque se aglomeram no banheiro. Ambiente para lá de carregado, elétrico. Spinelli, magro e desengonçado, entra no círculo ácido do mijo. E até hoje ele não sabe por que razão, e até hoje ele oculta dos seus o momento raro do perigo que passou, e que soubemos depois do abismo. Na volta do banheiro, em um corredor estreito e infernal, ele esbarra em um popular irado, nervoso e tenso. Esbarrou por acaso, por maldito azar, mas o popular, essa categoria ótima para uma tese, mas bem arisco ao vivo, assim não entendeu.
- Tá cego ? - E empurrou o nosso amigo contra a parede.
Spinelli, alto para os padrões do Recife, lutador de judô em aulas clandestinas, porque assim faria a segurança nas passeatas, reagiu ao empurrão. Ou seja, empurrou o popular de volta, como quem cumprimenta e vai embora. (Não era sua intenção saber o valor prático das aulas orientais que recebera, naquela hora e em outras.) Que faz, que fez? O popular lhe responde com um mais vigoroso empurrão. Spinelli volta, como se a parede do estreito corredor fosse um elástico, que lhe desse um exemplo da terceira lei de Newton. E volta com o impulso da sua pequena massa inercial, somente para dar um instante breve de resposta ao segundo empurrão. Nisto, e como prova insofismável de que a toda desgraça corresponde outra maior, surge um indivíduo tão alto quanto o nosso amigo, porém mais volumoso em carnes, vontade de brigar e músculos. Que vinha a ser o amigo do popular irritado. E lhe diz, a Spinelli:
- Ei, magro, é briga, é?
Spinelli olhou de cima a baixo, e da direita para a esquerda o homem-guarda-roupa. Sabemos nós, a distância, que os manuais de filosofia ensinam que só se deve correr quando houver possibilidades de espaço e circunstância. Mas o que não se encontra em nenhum manual, nem nos melhores livros, foi a resposta de gênio que achou o nosso amigo, naquela hora de angústia, agonia, desespero e aflição. Acreditem e creiam, porque em pleno intervalo do jogo final da copa do mundo, o nosso amigo gritou, com os braços erguidos e levantados:
- Viva o Brasil!
O amigo do popular, espantado com aquele golpe baixo, de gênio, reagiu como bom patriota. Abraçou Spinelli como se abraça um companheiro de torcida.
- Viva! Viva o Brasil!
Com as costas ainda a estalar nos ossos, o nosso amigo voltou ao abrigo de nossa mesa. E todos assistimos ao final de Brasil e Itália. De frente para a pequena tela, para melhor integração. E comemoramos, e pulamos, e gritamos gol. Sem remorso e sem dor na consciência. E saímos de lá abraçados e bêbados rumo ao Zumbi, onde morava Mário Sapo. Felizes a cantar. Afinal, estávamos todos metidos em nossa face legal. A de patriotas, no país de calções e chuteiras.

"Deus, Tu que agora carregas um homem, Puxando pelas rédeas o seu cavalo e unssacos de cimentoDe cada lado um sol insuportável ...Deus, Choves agora no meu coraçãoPara que eu não pense em comprar umguarda-chuvas de balasE fazer justiça com as próprias mãos."

parabens xico, por ser mais um a deixar o purgatório...











imagens que me dao arrepio...

sábado, agosto 26, 2006

sexta-feira, agosto 25, 2006

tedio III - merda de trampo...

Pareça ocupado: Espalhe papéis pela mesa, deixe planilhas do Excel abertas prontas para o “alt-tab”, etc..

Pareça estressado: você pode evitar ter mais serviço destinado à você parecendo preocupado, falando sozinho e respondendo perguntas com tom de voz irritado...

Mude a posição dos móveis: mude a posição do monitor de tal forma que as pessoas que passem perto de você não consigam ver que você está navegando na internet(orkut e youtube) e teclando o dia inteiro no msn...

Arranje desculpas: ficar trabalhando até mais tarde é coisa do passado, se você tiver as desculpas certas, memorizadas, é claro...

nada disso resolve hoje...
fui pra casa...

tedio II

emoticons... use no seu messenger...


>;-(


:-)


;-)


:(


:-/

coisas ridiculas...

tedio...



coloured smoke

quinta-feira, agosto 24, 2006

MARCELO NOVA - BETH MORREU & SÓ O FIM(MARINGÁ 11/05)

marcelo nova tirando muito o jota quest...

agosto



download

post inutil

mataram plutão...

terça-feira, agosto 22, 2006

JÚNIOR - O GÊNIO

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

minha banda preferida em goiânia rock city



sempre o melhor show em todos os festivais que ja fui por aqui...

os caras estão anos-luz a frente de qualquer outra banda daqui...

mqn - Come Into This Place Called Hell



Casa dos Smurfs é vendida a US$ 399 mil

O arquiteto americano Terry Brown é o responsável pela concepção de uma casa em formato de cogumelo, que será vendida ao preço de US$399 mil. Professor adjunto de arquitetura na Faculdade de Design da Universidade de Cincinnati, Brown extrapolou seu interesse por estética e modernidade ao planejar uma moradia similar aos cogumelos habitados pelos "smurfs" - desenho animado que fez sucesso na década de 80.

O formato, entretanto, é discutido entre os transeuntes que se deparam com a bizarra residência, que chama a atenção por sua criatividade: uns a chamam de "casa cogumelo", enquanto outros a conhecem como a "casa em forma de ovo".

segunda-feira, agosto 21, 2006

Luiz em Armuzon

domingo, agosto 20, 2006

coisas q a mtv nao passa

coisas q a mtv nao passa

sexta-feira, agosto 18, 2006

Posto Especial Para O Smurf

quinta-feira, agosto 17, 2006

POST PROTESTO

Depois de uma longa e dificil conversa com o smurf (dignas das mais energiticas noites de boberlandia) faço aqui um post para solicitar a lingua materna no blog. Em outras palavras, para o smurf voltar, so com post em portugues, pq ele nao esta entendendo nada do blog.

bob diz:
e vc vai no blog, ve q todo mundo posta e posta foto e fica ai de cu doce..poe as fotos no blog seu cuzao..
Rafael diz:
ñ velho desanimei do blog, aqueles 2 só postam em inglês
bob diz:
senao vc some e todo mundo te esquece
Rafael diz:
extamente, e qual contato eu tenho se eu ñ sei inglês
bob diz:
some q vc vai cair no esquecimento e na desgraça
bob diz:
rogo-lhe uma praga dalpanista calhorda!!!
Rafael diz:
ñ esqueça q fui eu quem fundou o dalpas
bob diz:
vai pro inferno dalpaniano, seu hegere
bob diz:
traidor do movimento
bob diz:
esquece das suas raizes pela riqueza
bob diz:
que cobiça!
Rafael diz:
mas pra mim perdeu a graça, como vou comentar algo q ñ entendo
bob diz:
vc se afasta por puro ufanismo
Rafael diz:
o luiz montou o blog, mas o dalpas partiu de uma idéia minha....
bob diz:
eu nao posto em ingles
bob diz:
eh bom pq vejo tua consideraçao por mim
bob diz:
bancario de uma figa...membro do sistema financeiro
Rafael diz:
conta os últimos posts e vê qtos são em português e qtos em inglês...
Rafael diz:
se alguém tá mudando alguma coisa, esse alguém ñ sou eu
bob diz:
sua intransigencia toma ares de bancario
Rafael diz:
ai meu deus...
bob diz:
deixa
Rafael diz:
o q?
bob diz:
vou falar com o luiz a respeito
bob diz:
vc esta desonrando seus companheiros, oh filho
Rafael diz:
por q?
bob diz:
pq vc fica de xiliquinho por causa de meros posts em lingua estrangeira
bob diz:
se fosse frances v c tava nem ai
bob diz:
e digo mais
Rafael diz:
eu apenas acho q o blog do dalpas tá tomando um rumo q eu ñ gosto... cansei de falar pra eles dessas palas de inglês... e eles ainda me zuaram, então
Rafael diz:
os incomodados q se mudem..
bob diz:
se vc nao domina o ingles suficientemente pra entender o q le entao estude, pois em breve o mercado de trabalho o exigira, filho
Rafael diz:
velho, detesto e sempre detestei essa lingua podre, e eu ñ vou interagir em um lugar onde a grande maioria dos posts são em inglês
bob diz:
ta bom menino birra..entao nao vai la..deixa de falar com amigos, começa a ir pros pagodes e catar as tops burras ..muito em breve vc saira do dalpas pra entrar na engenharia, digno de vaga no dce
Rafael diz:
isso num blog brasileiro? ainda sou eu q estou indo contra o dalpas?
bob diz:
rebelde sem causa
bob diz:
uma crise ideologica afasta o bom smurf das noticias dos amigos...
Rafael diz:
se o blog voltar a ser o q era eu volto pro blog e volto a fazer propaganda dele, senão...
bob diz:
fique entao alheio aos amigos..volte plenamente aos braços da comunidade jardinopolense que te recebe como um filho prodigo
Rafael diz:
senão vou lá e começo a postar coisas em russo ou senão textos técnicos bancários, qual vai ser a graça pra vcs?
bob diz:
este eh o motivo filho..faça o quiseres,..liberdade irrestrita
bob diz:
e lembre-se: "Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha."
Rafael diz:
se vc alguns textos em inglês, mas ñ é o contrário: poucos textos em português
bob diz:
"Talvez as melhores amizades sejam aquelas em que haja muita discussão, muita disputa e mesmo assim muito afeto"
Rafael diz:
se vcs fossem meus amigos, iriam postar coisas q eu entendo
bob diz:
Amigo é aquela pessoa com quem nos atrevemos a ser o que somos verdadeiramente"
Rafael diz:
senão td vez q entro no blog fico com cara de bunda porq ñ entendo nd
bob diz:
"A amizade nasce no momento em que uma pessoa diz para outra: “O quê? Você também? Pensei que eu fosse o único!”"
Rafael diz:
então, eu me sinto um amigo traido... pois se fossem realmente amigos se comunicariam comigo de um jeito q pudesse entender
bob diz:
"O distintivo do amigo é ser amigo do amigo do seu amigo e inimigo do inimigo do seu amigo."
Rafael diz:
isso é verdade: minha inimiga é lingua inglesa, vai me ajudar amigo?
bob diz:
"É mais fácil perdoar a um inimigo do que a um amigo."
Rafael diz:
discordo
bob diz:
"Quando a voz de um inimigo acusa, o silêncio de um amigo condena."
Rafael diz:
pois é, estou condenando vcs por usarem o inglês como primeira lingua do blog
bob diz:
"Não pode ser seu amigo quem exige seu silêncio ou atrapalha seu crescimento."
Rafael diz:
vcs estão fazendo isso comigo, vcs ñ são meus amigos?
bob diz:
"Amigos são como sutiãs: perto de seu coração e estão lá para apoiar."
bob diz:
"A amizade é um comércio desinteressado entre semelhantes."
Rafael diz:
no comércio há uma língua em comum
bob diz:
Quando teu amigo atravessa alguma aflição, não o aborreças perguntando-lhe o que podes fazer por ele. Pensa em algo apropriado e faze-o
Rafael diz:
como parar de postar em inglês
bob diz:
acabaram as frases sobre amizade
Rafael diz:
viu como eu estava certo?
bob diz:
vai toma no cu moleque chato
Rafael diz:
se eu tomar no cu, vcs juram q só postam em português?
bob diz:
nao
Rafael diz:
então ñ vou tomar ñ

velha mas engraçada...

dia trash

funeral da minha avó com culto na igreja evangelica aos 38º C.

quarta-feira, agosto 16, 2006

i s n ' t ?

internet is the best just a click and you're out. and there's nothing left;

ok breathe and fall again;

i jumped in the river and what did i see?
black-eyed angels swimming with me
a moon full of stars and astral cars
all the figures i used to see
all my lovers were there with me
all my past and futures
and we all went to heaven in a little row boat
there was nothing to fear and nothing to doubt

there is no river louis only a window for you to jump.

terça-feira, agosto 15, 2006

black sabbath cartoon

allan sieber

segunda-feira, agosto 14, 2006

s a m p a i s h o m e n o w .

no boxes anymore. já era tempo, internet funcionando falta só um trampo.
por enquanto voltei a estudar música e ando pela cidade muito mais tranquilo q em udia.


meu quarto sem cama. sugestão antiga do bob;


esquerda

frente

direita (sim tem uma assembléia de deus logo ali, do q isso me lembra?)

hey arubaru vou te ligar amanhã na hora do almoço ~ 12:30.

foi mal smurf meu pai mudou de idéia na última hora nem rolou a viagem. de bus é 90 ida e volta. mas ainda vai rolar ir pra jardel este mês. de qq forma já tenho seus telefones;

Monty python - Black knight (star wars)

classico...

sábado, agosto 12, 2006

Mussum no ponto de ônibus

Mussum no bar

humilliation

(saudades do pla e saudades de quem já não quero e nunca quis largar pra trás)

EU NÃO SINTO A SUA FALTA

EU NÃO QUERO NADA EM TROCA

SE QUISER FICAR CALE A BOCA E ME OBEDEÇA

AGORA

NÃO ME OLHA ASSIM

PARE DE ME EXAMINAR

SE QUISER

FIQUE ESPERANDO EU QUERER ME APROVEITAR DE VOCÊ

PRESTE ATENÇÃO NO QUE FALA PRA MIM

NEM SEMPRE EU ENCORAJO

O QUE NÃO QUERO OUVIR

AS VEZES FINJO PRESTAR ATENÇÃO

AS VEZES TENTO ME IMPORTAR

MAS TUDO É VIL

MEU MUNDO CAIU QUANDO EU TE ENCONTREI

MEU MUNDO CAIU.

sexta-feira, agosto 11, 2006

viva a biblioteca da ufu...

minha milionaria divida (literalmente) na biblioteca caiu pra 40 reais....

agora é so pagar e prestar outro vestibular em outra universidade...

ufu e letras nunca mais!!!! seguindo os pasos do janu, sabio, que perdeu pouquissimo tempo na letras.



por falar nele, reparem na figura, no canto inferior direito - januario em seus penosos tempos na letras.
ao fundo tambem podemos ver os belissimos quadros que posteriormente vieram a fazer parte da coleçao pessoal do smurf e deram o ambiente a tienda...

um adeus saudoso...


à turma do palhares e do paulo bessa...


à revista do tolendal (uma das poucas coisa que realmente valiam)...


ao cleverson e aos demais gays...

´`as ás fraquissimas durocks quarentonas e suas bizarras apresentações em power point...


às depressivas aulas que sugerem o suicidio...


aos seminarios de sociolinguistica e analise do discurso apresentados com fantoches ...


voltar pra terminar as poucas materias que me restam? NUNCA.

segunda-feira, agosto 07, 2006

hahahahahahahahahaha...

Black Sabbath-Black Sabbath

domingo, agosto 06, 2006

R$5,00 VHS - irresistivel...

sábado, agosto 05, 2006

tô muito doido bem bo triangulo music... viva o mestre yoda

The Real Charlie Brown

sexta-feira, agosto 04, 2006

quinta-feira, agosto 03, 2006

agosto



baixei sem muito esperança e é uma porrada...

quarta-feira, agosto 02, 2006



trying to live in uberlixo.

difficult, very difficult.

d i s c o n n e c t e d .


parabéns pra mim.
esqueci todos os meus pedais cordas cabos em boberlandia;
telefone e internet tá difícil. going for a walk now, and then meet the metro.

inda num sei qdo vou em jardel mas é nesse mes, e a lenda continua.

terça-feira, agosto 01, 2006

madrugadas da tv...

a globo ta imbativel nas madrugadas...

essa noite fui pra cama as 4 graças aa...

Revenge of the Nerds







e hj no intercine...

Image Hosted by ImageShack.us

a. antigo morador da tienda del chavo. tipico maniaco social.
b. antigo morador da tienda del chavo. tipico maniaco depressivo.
c. antigo morador da tienda del chavo em uma de suas alucinantes noites psicodelicas de total abuso quimico, fisico e psiquico.
d. antigo desafeto, vasco lobo, que me apareceu em sonho cometendo o ato do suicidio (fato que nao deve ser desprezado depois da recente reprise de "a viagem")

obs relevante: a presença de citação ao magnifico smurf em meio a tantos idiotas é mecanismo puro e simples de engrandecimento do post, visto que os pulhas restantes mencionados poderiam causar asco ou ansias de vomito em leitores mais situados.