sexta-feira, novembro 21, 2003

Tudo havia terminado. A minha angústia terrível havia se transformado em realidade. Eu não acordei do lúgubre pesadelo que passava. E, ao contrário do que eu queria, não fui engolido pela areia da praia em que eu estava. Não sabia se caminhava rumo a um precipício ou se continuava deitado esperando a Morte vir com sua foice ceifar-me.
O tempo passava e eu não achava uma solução ou um consolo para minha triste vida. Desolado, sentei-me na praia, a beira-mar e fiquei observando as estrelas. Cada vez que piscavam, parecia uma lágrima que escorria de meus olhos! Hoje, vejo as estrelas, a lua e o sol como seres egocêntricos, com sua existência voltada para apreciação, mas há algum tempo já admirei tanto estes astros que enfeitam nosso céu.
Quando estava com minha amada, quase todas as noites saíamos de mãos dadas e caminhávamos por vários lugares por muito tempo. As noites em que a escuridão pairava no céu, em que não podia-se enxergar nada lá em cima, eram as noites mais chatas, em que parecia que vivíamos uma paixão morna. Já as noites em que o céu estava estrelado, parecia que os astros nos observavam e nos deixavam em um âmbito mais romântico; e, quando ela me cobrava atos e mais palavras mais poéticas, era só eu observar as estrelas e logo tornava-me um grande bardo. Então eu, abraçando minha namorada, piscava para estrela para agradecê-la, e ela, logo após, piscava para mim, para dizer que entendeu-me. Tínhamos uma ótima relação... nós três!
Levantei-me e fiquei caminhando pela praia, arrastando meus pés pela areia. Depois de caminhar algum tempo, outra lágrima rolou pelo meu rosto. Logo adiante, vi uma árvore que lembrou-me de um passado muito bom. Foi encostado naquela árvore que beijei-a pela primeira vez. Naquela época, ela (a árvore) era um pouco mais que um tronco fino com alguns galhos, ela (minha namorada) era ainda uma garota aonde brotavam os primeiros traços de mulher, e eu, um pobre rapaz bobo, apaixonado e iludido. Hoje, somos uma grande árvore bela e imponente, uma mulher madura e independente e um homem bobo, apaixonado e desiludido. Caminhei até a árvore e fiquei exatamente no local em que naquele dia me escondi e quando ela passou, roubei-lhe um beijo. Lembro-me, como se fosse agora, da expressão carrancuda que ela fez logo após o beijo. Mas antes que ela pudesse dizer qualquer coisa, lhe contei tudo o que sentia naquele instante. Lhe falei sobre meu desejo secreto e sobre como estavam confusos meus sentimentos. Lhe disse isso muito rápido, atropelando as palavras porque estava muito nervoso. Então, aquela cara de brava desfez-se em várias gargalhadas para depois mudar-se para uma expressão doce e meiga e, enfim, beijar-me. E, até hoje, quando quero acalmar-me, lembro-me daquela face terna e tenho uma sensação tão serena (pelo menos por um momento).
Continuei minha peregrinação rumo ao nada e tudo o que eu olhava me lembrava dos momentos felizes que tive com ela,e até agora pergunto a Deus: por que isso, que era tão bom, acabou? Em meio a indagações complexas e respostas incompletas, chego a um canteiro de belíssimas petúnias, e ao olhar a praia vejo a barraca de uma perfumista, que certa vez, mostrou a mim e a minha amásia como fazia perfume destas flores. Sabendo que a dor não poderia ficar pior do que estava, fui até à moça para relembrar aquele belo e distante dia que perdeu-se no passado. Já era noite, mas como fazia muito calor, as pessoas não ficavam em casa, toda a praia estava muito movimentada, inclusive a loja dessa conhecida. Quando cheguei à barraca, me pus a olhar as diferenças que tinha entre aquele dia e hoje (na verdade não tinha nenhuma, mas naquele dia eu estava feliz e hoje estou triste, o que faz com que o mesmo lugar visto de dois pontos distantes, seja no espaço ou no tempo, torna-se diferente). Enquanto pensava em um modo de abordar a atendente para falar com ela e relembrar o que havíamos conversado naquele resplandecente dia, sinto o perfume de minha amada; movo-me na direção do cheiro e vejo ela de costas. Não é possível, ela havia voltado, ela estava me fazendo uma surpresa. Num momento de alucinação, fui até lá e beijei-a... Paro de beijar e ouço um grito, e quando vejo, vejo que meu ósculo foi compartilhado com alguém que eu nunca vira antes. Não, eu não podia ter errado, agarrei-a novamente. Ela debateu-se até se soltar. Todos me olhavam de um jeito ameaçador, não entendiam porque eu havia feito isso, aliás, eu compartilhava da mesma opinião. Antes que a situação pudesse piorar, saí correndo dali, algumas pessoas tentavam parar-me, mas não conseguiam. Quando já estava bem distante, pulei no mar, e ali, perdido em pensamentos, querendo saber se havia mais água no mar ou nos meus olhos, ficava perguntando-me: por que um beijo me atiça tanto desejo?
Fiquei boiando no oceano durante muito tempo, e enquanto isso, ficava a refletir se tudo isso pelo que eu passava fazia parte da vida das pessoas. Esses desencontros, esses enganos, essas tramas de um amor sem fim. Uma mistura de saudade e melancolia tomava conta de mim quando lembrei do passado remoto e radioso contrastando com o presente sombrio e macabro. Nesse momento, tudo: sentimentos e pensamentos, misturados conturbavam-se, pareciam remexidos por uma grande turbulência.
De repente, uma grande onda precipitou-se sobre mim, jogando-me de volta à praia. Fisgado por um cansaço imenso (mais sentimental do que mental ou físico), fiquei deitado observando a lua. Já estava quase na hora de ela desaparecer, mas ela estava tão bela no horizonte: grande e com uma cor meio avermelhada. Lembrava-me a época em que eu era seu amigo, em que eu ficava várias noites apreciando-a, apreciando aquela que causa grande fascínio. A lua sabe muitas coisas sobre mim, talvez quase tudo. Nessas noites em que eu ficava na rua, a admirá-la, em que uma recente paixão escorria pelo meu impulso juvenil, contei a ela todos os nossos segredos. E ela parecia entender tão bem que toda noite voltava para escutar-me (nos dias em que eu não queria falar mais nada, ela se escondia entre as nuvens para não me deixar acanhado e ficava me observando para que não permitir que eu fizesse algo errado, deixando-me levar pela minha falsa rebeldia) e só se retirava após ouvir detalhadamente todas as minhas confidências. Tenho saudade dessa relação gostosa que eu tinha com ela, era a única que sabia tudo de minha vida, não gostava de conversar com pessoas, não tinha amigos humanos, preferia interagir com a beleza sem comparação da natureza. Infelizmente, a vida machuca muito as pessoas e faz com que a medida que o tempo passe , deixemos cada vez mais para trás nossas crenças, faz com que esqueçamos nossos inocentes sonhos de criança e esperanças de adolescente.
Mas nada disso me importava mais. Um novo dia nascia, e com ele, uma nova era, uma era apocalíptica. É como caísse sobre mim um dilúvio de ansiedades decepcionadas. É como, perdido no meio do oceano com uma pequena embarcação, Poseidon com seu tridente dourado atirasse em mim raios de uma tristeza sem fim. É como, sem cometer erro nenhum, ser condenado a perder tudo, a ter o ar sufocado. É como se em sonhos, ou melhor, em pesadelos, viesse um anjo mau e roubando-me um beijo, levasse minha vida.