sexta-feira, março 31, 2006

lying on a diary.

fuck u teacher.

i am a writer not a educator.



10 de outubro de 2005
Primeira-série

Os alunos já sabiam meu nome quando entrei em sala de aula atrasado. Sentiram minha falta.disse a professora. Alunos estavam sentados em círculo.

Conteúdo: Aula sobre redação desenvolvida na aula de português.

Metodologia: Aula expositiva, professora tentou passar a necessidade de interação entre imagem e mensagem do texto escrito. Professora diz da necessidade de cuidado com o material de expressão.

Materiais para produção plástica: papel sulfite e caneta hidrocor.

Algumas crianças rasgaram a folha por usar o hidrocor de maneira descuidada. A professora disse que queria chamar atenção às preocupações plásticas do próprio desenho, que algumas crianças acabam perdendo nessa fase.




17 de outubro de 2005
Primeira-série

Aula em duplas alunos sentados em fileiras com duas carteiras juntas. A professora havia pedido materiais, e os alunos estavam excitados com as possibilidades.

Conteúdo: O uso do material alternativo em desenho. Desenho com outros materiais. Processo de colagem para obtenção de imagem.

Metodologia: Aula expositiva, professora mostrava desenhos de alunos com macarrão, barbante, restos de lápis de cor, etc. Pedia atenção quando usassem a tesoura.


Materiais para produção plástica: tesoura, cola, macarrão, barbante, grãos (arroz, feijão, lentilha, soja, etc)

Os alunos se divertem quando vêem e entendem parte do universo real como manifestação de seu universo. Muito interessante os trabalhos obtidos, as crianças reagiram de boa forma à colagem, embora algumas sempre excedam no uso da cola.




19 de outubro de 2005

Segunda-série

Aula um pouco conturbada por eventos (reformas) que ocorriam na escola, a professora decidiu que os alunos trabalhassem um tema mais leve devido ao barulho e à falta de atenção que evidenciava no grupo. Tentou acalmar o todo.

Conteúdo: Desenho Livre. Exploração do espaço do suporte e da manifestação de divergentes materiais de expressão.

Metodologia: Aula expositiva

Materiais para produção plástica: lápis, lápis de cor, giz de cera e hidrocor.

Embora o tema seja simples, as crianças sempre conseguem muito mais do que aparenta no início. Nessa fase da segunda série observa-se alto grau de criatividade e expressão nas garatujas e esquemas que passam a assumir determinados caracteres particulares.



24 de outubro de 2005

Primeira-série

Aula sobre cor. A professora resolveu ensinar o esquema de cores primárias devido a um aluno ter perguntado a ela sobre isso dias antes.

Conteúdo: Cores primárias. Conteúdo inicial sobre cor.

Metodologia: Aula expositiva com recurso visual de pranchas feitas pela educadora.

Materiais para produção plástica: giz de cera vermelho, azul e amarelo.

A professora pediu que os alunos desenhassem apenas com o uso das três cores, restringindo o conceito de cores secundárias para uma posterior orientação. Entender o tempo do aluno no desenho, alguns fazem muito rápido por não quererem estar ali, necessário calma para o desenho. Arte como reflexo do processo de concentração.